quarta-feira, 11 de junho de 2008

Terra Alerta

"A Terra que habitamos tem dado sinais de alerta. A humanidade é cada vez mais numerosa e o estilo de vida de grande parte da população mundial exige do planeta grandes quantidades de recursos a um ritmo alucinante. Água, solo, combustíveis fósseis, espécies animais e vegetais são recursos finitos que estão sob pressão. Terra Alerta é um espaço de reportagem, com os grandes temas ambientais da actualidade em pano de fundo.”

É deveras importante que nos dias materialistas que correm, em que muito pouca olha a meios para atingir os seus fins, e em que muito pouca gente se preocupa com o ambiente, exista alguém com uma consciência ambiental apurada, que nos alerte para a decadência em que o nosso planeta está a mergulhar, e tudo por causa dos excessos da humanidade, cada vez maiores. Assim, surge o Terra Alerta.
O Terra Alerta é um suplemento do jornal da noite de Quarta-Feira. Todas as semanas, Carla Castelo traz-nos novidades de vários pontos do mundo, apesar de, obviamente, focar mais a sua atenção nos problemas que invadem o nosso país.
É que apesar de não sermos um país intensivamente industrializado, as nossas emissões de gases, o uso também cá intensivo de fertilizantes na agricultura, e os elevados níveis de poluição ambiental começam a afectar o nosso pequeno país. Este impacto vem de todo o mundo e afecta todo o planeta. Emissões de gases nos Estados Unidos podem afectar e poluir algumas zonas de Portugal, principalmente no Inverno, devido a correntes de ar que atravessam todo o Atlântico e transportam os poluentes a grandes distâncias. É importante perceber que a poluição não é um problema individual. Como já referi, a poluição é um fenómeno global: a poluição de um país afecta não só a área desse país, mas também muitos outros, e todos afectam o planeta.
O nosso planeta está a sofrer, e não podemos pensar apenas nesta geração ou até mesmo só na geração a que nós daremos origem. Temos que pensar obrigatoriamente em todas as gerações vindouras que serão obrigatoriamente afectadas pela poluição produzida no dia de hoje e no dia de amanhã. O dia de amanhã tem que ser de mudança, de mentalidade e de hábitos, para que um plano de desenvolvimento sustentável possa ser posto em prática. E tem que começar em cada um de nós.
É quase impossível alguém minimamente informado não estar a par do que é o conceito de desenvolvimento sustentável, no entanto, pouca gente tenta fazer o seu bocadinho, a sua parte. Porque sem, todos temos culpa, e sim, todos podemos alterar esta situação. Um esforço individual de pouco poderá servir se for isolado. No entanto, se todos fizermos um tal esforço individual, de certeza que conseguiremos alterar esta situação.
E por isso suplementos como o Terra Alerta adquirirem para mim tanta importância no que toca a esta proliferação de ideais de desenvolvimento sustentável. Para além de dar a conhecer projectos, maioritariamente locais, que suportam um desenvolvimento deste tipo, revela a qualquer pessoa, num meio de comunicação extremamente acessível, técnicas, dicas, pequenos truques de poupança de energia, de rentabilização de energia e objectos, e de diminuição dos desperdícios, que são muito úteis ao ambiente !
Miguel Carvalho - 12º A

Sem comentários: