quarta-feira, 11 de junho de 2008

A Nossa Consciência Ecológica







Não considerem estranho se mais dia menos dia, ao fazerem uma pesquisa para um trabalho de português, ou Área de Projecto, ou sobre um qualquer tema, o motor de busca que vos aparecer for o Ecoogler. Nunca ouviram falar ? É normal, não pensem que andam desactualizados ou que a vossa consciência ecológica não tem expressão na vossa existência.
Na verdade, o Ecoogler é um motor de buscas (resultado da parceria do Google com a Ong Aquaverde). Assim, este motor utiliza exactamente as mesmas fontes que o tão globalmente utilizado Google original, mas apresenta vantagens relativamente a este último. Assim, podemos pesquisar sobre qualquer assunto e encontrar a mais variada informação sobre este ou aquele tópico, mais ou menos ligados à ecologia, ou até sem qualquer ligação com ela, pelo menos aparente.
A grande vantagem relativamente ao Original, é que independentemente de qual a pesquisa que efectuamos, estamos sempre a contribuir para melhorar o ambiente. Em cada página de pesquisa aberta, estamos a dar a nossa ajuda a uma floresta em perigo. Uma árvore pode sair da ponta dos nossos dedos pelo simples facto de utilizarmos o Ecoogler e não o motor de busca mais utilizado no mundo. A vantagem, para os que têm uma consciência ecológica, é que a cada pesquisa realizada, o site contabiliza uma folha e a cada 10 mil folhas, uma árvore é plantada na Amazónia (veja-se no contador da HomePage que mostra a contagem do número de folhas, de árvores a serem plantadas, e as que já foram plantadas).
Este motor apresenta, no entanto, algumas contrapartidas. Assim, a pesquisa de imagens torna-se limitada àquela existente no próprio site aberto, não há possibilidade de pesquisar apenas imagens ou vídeos como no Google.com.
No entanto, os organizadores do projecto prometeram já alargar as funcionalidades do Ecoogler, para que cada vez mais pessoas de todo o mundo o possam utilizar.

É tão fácil contribuir para a salvação de uma floresta ou de uma espécie cujo habitat natural está ameaçado. Esta possibilidade encontra-se literalmente na ponta dos nossos dedos e encontra-se ao alcance de cada um de nós. Vamos por de parte o comodismo e a “força do hábito”, e começar a utilizar o Ecoogler.
Miguel Carvalho - 12ºA

1 comentário:

Ana Paula Carvalho disse...

ainda bem que há jovens interessados m questões ambientais. São uma esperança para o futuro!