segunda-feira, 18 de maio de 2009

XIV Olimpíadas do Ambiente - impressões da vencedora da categoria sénior 2009

A primeira vez que ouvi falar das Olimpíadas do Ambiente, andava no meu 8º ano de escolaridade. Na altura, foi a minha professora de ciências da natureza, Carla Freitas que me falou sobre esta iniciativa, e estou-lhe muito agradecida por tê-lo feito. Pareceu-me interessante participar neste evento, foi por isso com expectativa que me inscrevi na primeira eliminatória das OA. Era a X edição das Olimpíadas do Ambiente!
Fiquei contente e surpreendida quando soube que tinha passado à segunda fase!
Não quis acreditar quando a minha professora me disse que tinha conseguido ir à Final Nacional! Nesse ano foi em S. Pedro do Sul!
Foi uma experiência inesquecível. O convívio, a oportunidade de conhecer pessoas de todo o país, a troca de ideias, enfim todo o espírito de união por um ambiente melhor, marcou-me claramente.
A partir daí, fui participando sempre nas Olimpíadas do Ambiente!
No ano seguinte, em Santo Tirso pude mais uma vez passar um fim-de-semana diferente. Nesse ano para minha surpresa consegui ganhar uma Menção Honrosa. Ainda tenho a bicicleta que ganhei!
Na XII edição das OA também consegui ir até à Final Nacional! Albufeira foi o local escolhido! O Zoomarine acolheu-nos (muito bem!), dando-nos a oportunidade de conhecer melhor as espécies aquáticas, sensibilizando-nos para a sua importância e os riscos que hoje em dia a fauna aquática tem que enfrentar…
Este ano, mais uma vez, pude rever caras conhecidas e também travar novas amizades e conhecimentos!
O programa da XIV Olimpíadas do Ambiente foi muito bem concebido. Andar de Segway foi muito divertido! J
O convívio foi mais uma vez fantástico.
A oportunidade de visitar o museu do carro eléctrico, conhecer melhor a bela cidade do Porto, visitar o parque da Cidade e o pavilhão da Água, participar numa acção de limpeza do Rio Leça, foi sem dúvida uma experiência inesquecível!
Nunca fui para nenhuma edição da OA com o intuito de ganhar! Para mim, passar um fim-de-semana diferente sempre foi considerado como o prémio. Não estava de qualquer forma preparada para receber a notícia de que era a ‘Grande Vencedora’ da categoria Sénior!
Cabe-me aqui agradecer a toda a comissão organizadora pelo trabalho irrepreensível que tem feito ao longo destes anos e pela paciência com que os monitores nos aturam!
Participar nas Olimpíadas do Ambiente é sem dúvida uma experiência única e inesquecível!
Faço aqui o apelo a todos os alunos do 3º ciclo e ensino secundário para que participem nestas iniciativas!
O espírito de união pelas causas ambientais é cada vez mais necessário num período em que a humanidade enfrenta problemas (in)controláveis de poluição do ar, solo e água!
Cabe à nossa geração inverter a situação de calamidade ambiental, que cada vez mais parece incontornável!
A biodiversidade do nosso Mundo habitável é cada vez menor devido às acções que o Homem toma à luz da ignorância e da ganância!
Temos de agir AGORA!
Pensar GLOBAL, agir LOCAL. Não é preciso ser um génio para lutar por um ambiente melhor. Tudo se resume a três ou quatro palavras: Reduzir, reutilizar, reciclar e recuperar!
A educação das sociedades para esta política é essencial para a sobrevivência do nosso Planeta enquanto fonte de vida.
O consumismo exacerbado é algo inquietante nas sociedades modernas! Mas o preocupante é que este facto está prestes a estender-se às sociedades emergentes, como a China e Índia!
Temos assim, que repensar os nossos hábitos diários.
A Água que é um bem essencial à vida e que se pensava inesgotável, está a tornar-se num bem cada vez mais escasso. Escasso no sentido de estar cada vez mais poluída, com contaminantes perigosos provenientes de fábricas, efluentes e agricultura.
Participar nas Olimpíadas do Ambiente é muito mais do que fazer uma prova! É uma maneira de ajudar o Ambiente, de ampliar os conhecimentos sobre este tema e tentar consciencializar todos os que nos rodeiam para as problemáticas que lhe estão associadas!
Participar nas Olimpíadas do Ambiente é ser um cidadão proactivo que quer recuperar o ESPLENDOR DE VIDA e equilíbrio do nosso Planeta Azul!


Joana Fragoso

Sem comentários: